Novo manejo melhora o bem-estar e a produtividade da pecuária

A preocupação em desempenho e manejo na pecuária brasileira tomou proporções importantes no país, até porque se trabalha com uma margem muito pequena, então, se algo não sai como planejado, o prejuízo pode afetar o futuro da empresa.

Acompanhamos o trabalho da Médica Veterinária Adriane Zart, mestre em Ciência Animal pela UFMS e sócia diretora da Personal PEC, ela presta consultoria em bem-estar animal e manejo de gado por todo o Brasil, dando palestras e ministrando o treinamento Nada nas Mãos, técnica que melhora os resultados da pecuária apenas com mudanças simples no manejo com gado.

ENTENDER O COMPORTAMENTO DO GADO GERA RESULTADOS NO BOLSO DO PECUARISTA

Algumas perguntas são feitas – como maneja o gado com menor estresse? Como evitar acidentes com gente e gado? E como fazer tudo isso mantendo o fluxo e agilidade do serviço? – Essas perguntas foram respondidas na prática durante o treinamento na Fazenda Itacolomy, oferecido à agropecuária pela empresa Zoomix Suplementação Animal.

Durante o treinamento no curral foi possível perceber na prática que os animais se movem com muito mais confiança e tranquilidade quando conduzidos sem o uso de qualquer tipo de equipamento, nem mesmo as comuns bandeiras. Apenas a linguagem corporal é suficiente para nos comunicar com o gado. “A distância apropriada, o ângulo e a velocidade ao aproximar do rebanho são a chave para conseguir movê-los como e onde quisermos. O objetivo final é beneficiar o animal, mas também torna o nosso trabalho mais prazeroso” afirma Adriane.

Outro ponto importante, destacado por Adriane, é o de se trabalhar sempre com pressão e alívio sobre o gado. É fundamental entender como controlar a pressão – quando aplicar e quando liberá-la. É o alívio de pressão que diz ao gado que eles estão fazendo a coisa certa. Falando em pressão, chamou a atenção de todos o fato de que se deve evitar pressionar o gado por de trás. Diferentemente do que fazemos a décadas, tocando o gado, devemos nos aproximar pela frente ou lateral do animal, estimulá-lo a olhar na direção para onde queremos que ele vá e nos mantermos sempre dentro do alcance de visão do gado.

CONFIRA TODA A MATÉRIA NO SITE DO COMPRERURAL.COM

Submit a CommentPlease be polite. We appreciate that.

Your Comment